Importância do Compliance

O Compliance trata-se de mais um mecanismo para controlar os comportamentos antiéticos, que podem ser adotadas no mundo corporativo, com a função de fiscalizar e assegurar o cumprimento de normas, bem como punir as práticas indesejadas e consideradas ilegais. 

O objetivo do Compliance é zelar pelo cumprimento de normas, tanto internas (regulamentos), quanto externas (leis), tornando necessária a criação de mecanismos que regulem as ações dos colaboradores, evitando o descumprimento dessas normas e outros problemas que possam eventualmente acarretar consequências negativas para a empresa.

Para isto, são criadas as Comissões de Éticas, setores específicos formados por um grupo de pessoas selecionadas que apuram e emitem pareceres sobre possíveis condutas que não se enquadrem às normas às quais a empresa se sujeita. Todos os aspectos procedimentais de investigação interna, tais como prazo, responsáveis pela apuração das denúncias, autoridades para a qual os resultados apurados devem ser reportados e etc.., devem ser previstos no regimento interno da empresa.

Esta Comissão pode ser composta pelos próprios colaboradores, ou por membros da diretoria. A escolha deve ocorrer de acordo com a necessidade da empresa e disponibilidade dos possíveis membros eleitos. 

A importância desse setor, dentro do mundo corporativo, é a prevenção e acompanhamento de problemas, tais como assédios e/ou fraudes, e não apenas os casos de corrupção. Além de, ainda, ser uma forma de propiciar aumento de credibilidade dos produtos e serviços, pois leva os consumidores, concorrentes e parceiros, a acreditarem no compromisso com a qualidade do produto oferecido e a integridade da empresa. 

Portanto, assim como as demais medidas ligadas ao Programa de Integridade, a Comissão, em conjunto com o Código de Ética e o Canal de Denúncias, são medidas que contribuem positivamente na imagem e reputação da empresa para com seus consumidores, concorrentes e parceiros, tendo em vista a efetividade das providências, controles e procedimentos adotados no intuito, não somente, de minimizar riscos de conformidade, mas também conferir ainda mais credibilidade à postura assumida pela empresa no mercado de prestação de serviços.